A Melhor Idade (Blog N. 411 do Painel do Coronel Paim) - Parceria: Jornal O Porta-Voz

terça-feira, 2 de outubro de 2018

         Síndrome do Intestino Irritável
Se o inchaço na barriga já dura algum tempo, e é acompanhado de dor de abdominal, surtos de diarreia e/ou prisão de ventre, a origem pode ser a Síndrome do Intestino Irritável(SII). A SII é uma doença funcional. Não significa que haja algo errado com a estrutura do intestino, mas sim, na maneira como está funcionando.
Flatulência
O inchaço na barriga pode ser derivado de problemas com a flatulência. Muitas vezes não é possível descobrir a causa mas permanecer com gases pode causar inchaço além de dor abdominal. As medidas neste caso devem ser centradas na alimentação. Em alguns casos é necessário limitar o consumo de carboidratos não absorvíveis, presentes no feijão, repolho, brócolis, maçãs, ameixas, leguminosas, e nos alimentos que contêm sorbitol em sua composição. Tais alimentos tendem a ser digeridos de forma muito lenta, e podem liberar maiores quantidades de gás quando de sua passagem através do intestino. Outra medida para o seu controle é mastigar devagar, e muito bem.
Doença celíaca
Cansaço e perda de peso sem motivo aparente, dor no estômago, e claro, aumento de volume da região abdominal, podem ser alguns dos indícios de que está sofrendo com a doença celíaca. Trata-se de uma doença causada pela intolerância ao glúten, componente presente na cevada, na aveia, centeio, trigo e derivados. Essa condição auto-imune levar o corpo a detectar o glúten como uma ameaça, e a criar anticorpos para um contra-ataque. Essa reação provoca danos na superfície do intestino delgado, afetando a capacidade do corpo em absorver nutrientes. Para um diagnóstico e tratamento apurados, deve-se realizar uma avaliação e acompanhamento médicos e eliminar o glúten de sua alimentação.
Câncer de ovário e outros tumores abdominais
Se estiver sofrendo inchaço persistente, e também sensação de plenitude e dor no estômago, cuidado. Os sintomas do câncer de ovário costumam ser bastante vagos, e é por isso que o diagnóstico costuma ser tardio, quando o tratamento será bem difícil. Outros tumores abdominais também têm, em alguns casos, como manifestação inicial o aumento do abdômen Assim, a mulher deve estar sempre atenta aos sinais potenciais e manter o seu acompanhamento médico periódico.
Oscilações hormonais
Alterações hormonais no período pré-menstrual ou nos primeiros meses da gravidez podem causar aumento do volume abdominal.. Especialmente na gravidez há uma elevação no nível de progesterona e com isso o corpo passa ter uma função intestinal mais lenta. Dessa forma os alimentos vão passar mais devagar através do tubo digestivo, e em alguns casos pode haver aumento na produção de gases e o consequente inchaço. Nestas situações, as melhores alternativas são caminhar meia hora por dia, beber muitos líquidos, e incrementar o consumo de frutas e legumes. 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial